Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. (Henry Ford)
ETL de Lins: 52 anos de tradição e excelência de ensino
30/03/2010 Renato Menezes / ETL de Lins

Imagem: Divulgação

// Em 25 de março, a ETL de Lins comemorou 52 anos de existência, com importantes conquistas.
Em 25 de março, a ETL de Lins comemorou 52 anos de existência, com importantes conquistas para alunos, professores e funcionários. Em mais de cinco décadas, a ETL tem se destacado, não apenas como uma escola de qualidade, mas como uma instituição consciente de seu compromisso social e da importância da formação do ser humano em todas as suas dimensões. Veja abaixo, nas palavras da atual diretora da escola, Professora Maria Emilce Ferreira Villela Pastorello, algumas das importantes atividades desenvolvidas pela ETL. Em cumprimento à Missão da mantenedora, a ETL de Lins desenvolve há 11 anos o Projeto “Vivendo e Aprendendo”, com professores e alunos do Ensino Fundamental Ciclo II, a fim de levá-los à consciência da responsabilidade social na comunidade em que a escola está inserida. Trata-se de levar o aluno da ETL a participar, durante uma semana do ano letivo, em horário oposto ao das aulas, das atividades de uma creche municipal, de um asilo para idosos, da APAE, ou similares, dentre as entidades mais carentes. Há estudos e pesquisas preparatórios, desenvolvidos em sala de aula, a fim de serem oferecidas Oficinas aos abrigados, nas diversas modalidades de disciplinas: teatro, jogos e brincadeiras, danças de salão, rodas de conversa, natação, etc. Os alunos auxiliam as crianças ou os idosos para que todos participem dos eventos. Fazem entrevistas e preparam uma confraternização para o encerramento dos trabalhos. Não é raro que os alunos dêem continuidade à assistência às entidades como voluntários, após o encerramento oficial dos trabalhos da escola. Além desse trabalho sistematicamente desenvolvido, há o contínuo estímulo da escola para a participação em campanhas de solidariedade e apoio às entidades filantrópicas locais, assim como na Campanha do Agasalho que ocorre todos os anos. O despertar da consciência se inicia no segmento da Educação Infantil, em projetos desenvolvidos pelas professoras em colaboração com as famílias dos alunos, para a doação de materiais de higiene e de materiais escolares de uso rotineiro, além de mochilas e lancheiras para as crianças de creches do município em dificuldade financeira. Muitas atividades tradicionais da ETL de Lins, como a Festa Junina, são realizadas em parceria com as Conferências Vicentinas, vinculadas à Sociedade Beneficente Asilo São Vicente de Paulo com sede na cidade de Lins. Em reconhecimento à realização de atividades desse tipo, a ETL já recebeu dois Certificados de Escola Solidária, como unidade de ensino “comprometida com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e cidadania”, emitido pelo MEC, CONSED - Conselho Nacional dos Secretários de Educação, UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, FAÇA PARTE – Instituto Brasil Voluntário e UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Em 2010 concedeu Bolsas de Filantropia que beneficiam 21 alunos com graus de carência diversos e 56 alunos dependentes dos funcionários associados à AFFPTE (Associação dos Funcionários da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação). A ETL de Lins está funcionando com turmas desde o Berçário 2 até o Ensino Médio e, continuando uma história marcada pela busca constante de aprimoramento na prestação de serviços educacionais, vem se destacando no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM nos últimos 04 anos como a melhor escola de Lins e uma das melhores da região Noroeste do Estado de São Paulo. Os egressos da ETL que prosseguiram para o ensino superior têm como diferencial marcante a atitude responsável diante dos estudos e o desempenho acima da média nas avaliações de conteúdo das diferentes áreas de conhecimento escolhidas que revelam de imediato a origem de sua formação na educação básica. De modo significativo, em 2010 está desenvolvendo diversos projetos, dentre os quais se sobressai, pelo ineditismo, o Programa de Iniciação Científica Junior, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unilins, envolvendo os alunos do Ensino Médio com o escopo de despertar o espírito científico e o uso de instrumentos e normas científicos que os ajudarão a se sobressair ainda mais e melhor na vida universitária e profissional, futuramente.

A ETL de Lins estará em recesso de 22/12/2014 a 04/01/2015.

Os alunos do 7º ano da ETL de Lins organizaram, uma riquíssima coleç