Dia Internacional da Síndrome de Down

A Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).
A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down. E apesar de ainda estarmos em uma situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 153 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas.
A Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal.
O momento é de reflexão e análise a respeito das políticas de inclusão, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente definidos.
Hoje, a Equipe ETL celebra com dignidade esta data especial. O aluno Carlos Alberto Martinez Junior, 12 anos, regularmente matriculado no 6° ano do Ensino Fundamental II, período matutino, recebeu carinhosamente uma singela lembrança de todos os alunos.
São muitas cartinhas, bilhetes e ilustrações, todas demonstrando o quanto o Carlinhos é importante e querido por todos da Escola.